Buscar
  • Murlik Pintura

Por que optar por terceirizar pintura eletrostática?

Atualizado: Mar 27

Com a alta na economia, muitas empresas optam por aplicar seu capital na melhoria de sua margem e eficiência. Muitas vezes a ideia pode ser eliminar a terceirização de pintura, trazendo para dentro das instalações este processo. Entretanto, abraçar o setor de pintura é mais complicado do que parece, principalmente por envolver três fatores críticos: passivo ambiental, leis trabalhistas e instabilidade econômica.


Há cinquenta anos as empresas não tinham metade das preocupações que os gestores possuem hoje. Uma das maiores preocupações de todo o empresário do setor industrial hoje é com o meio ambiente. Independentemente do quão ambientalista seja o empresário, as leis pró-ambiente estão cada vez mais rígidas, assim como a fiscalização.


A empresa que agrega a pintura em sua cadeia produtiva é automaticamente classificada em uma categoria de risco, sendo considerada “alto poluidor”. Em virtude do tratamento de superfícies e da estação de tratamento de efluentes, o custo e a responsabilidade aumentam, forçando o setor de pintura a ter um alto e caro sistema de controle, sem contar os resíduos gerados por tintas, o aumento da necessidade de EPI especiais, treinamentos para os colaboradores e a contratação de engenheiros ambientais.

É do conhecimento de todos que as leis trabalhistas brasileiras são rígidas e pesam no bolso do empresário. Com isso, as empresas estão seguindo duas tendências para evitar ao máximo o problema: tecnologia e terceirização. Como no Brasil o valor da tecnologia pode ser extremamente pesado, a terceirização continua sendo a melhor opção. O que as grandes e mais bem sucedidas empresas podem nos ensinar? Empresas que fabricam automóveis, por exemplo, se preocupam basicamente em desenhar o carro, montá-lo e vendê-lo, o restante é terceirizado. Para o sucesso, a dedicação àquilo que sabemos fazer é fundamental.

No Brasil vivemos constantemente de alto e baixos na economia, qualquer um que pegue o histórico gráfico do PIB verá que em 50 anos tivemos tantas oportunidades de enriquecer como empobrecer. As empresas que tem como política agregar mais e mais processos para dentro de sua cadeia produtiva, sofrem sempre durante esses períodos. Quando o mercado está em alta pode parecer uma boa manter 10 funcionário trabalhando em uma linha de pintura, porém quando o mercado está em baixa, estes funcionários podem ser um grande problema. Custos com a mão de obra, tratamento de superfície, estação de tratamento de efluentes, energia elétrica, podem ser considerados praticamente fixos dentro de uma pintura.


Investir na empresa é sempre importante, mas é ainda mais fundamental escolher bem o que se está trazendo para dentro da companhia. Trazer algo que requer, investimentos pesados, aumento dos custos fixos da empresa, aumento das responsabilidades da empresa perante a órgãos públicos e instabilidade econômica futura, podem tirar o foco da empresa de seu real objetivo. Manter a empresa enxuta e bem administrada é fundamental para o sucesso no Brasil de hoje.


#pinturaeletrostática #murlikpintura

60 visualizações

© 2020 por: Porto Artes

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone